quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quadrinhos: Por onde começar a ler?

Pois bem! Esta tem sido uma dúvida frequente. Muitas pessoas me perguntam: se eu quiser começar a ler quadrinhos, devo começar por onde? Onde encontro a primeira estória daquele personagem? Ou daquele outro? Consigo encontrar nas bancas ou livrarias o primeiro gibi e/ou o primeiro volume de tal personagem?

Deixe-me ver se consigo colocar isso de maneira bem clara. Se você estiver falando de personagens da Marvel, por exemplo, saiba que muitos deles têm por volta de 50 a 75 anos de continuidade cronológica. Então, de uma maneira geral, não é possível começar da primeira estória e/ou aparição do personagem. Ah, mas então como é que eu faço? Simples. Existem os 'pontos de entrada'. Apesar da estória dos personagens já vir rolando há muito tempo, existem graphic novels (edições especiais únicas com uma estória completa com início, meio e fim) e mini-séries que contam uma estória completa ou recontam a origem de determinado personagem. Ou mesmo nas séries regulares dos personagens, às vezes há grandes eventos ou mudanças radicais e pode-se passar a acompanhar as estórias a partir destes pontos sem problema algum e, com o tempo, passamos a compreender até o que já se passou antes.

Já no caso da DC Comics é bem mais fácil. Recentemente a editora passou por um 'reboot' (que ficou conhecido como "Os Novos 52") no qual a grande maioria dos personagens teve um recomeço de suas estórias, partindo do zero. As exceções ficaram com Batman e os personagens relacionados diretamente a ele e, também, com o Lanterna Verde e seus correlatos.

Voltando à Marvel, de tempos em tempos a editora cria novos universos para que as pessoas que não têm interesse em ficar sabendo de tudo que aconteceu nos últimos 50 a 75 anos possam curtir quadrinhos da editora. Duas experiências nessa área fracassaram: o 'Novo Universo', que contava com personagens mais próximos da realidade; e o 'Universo 2099', que, como o nome já diz, apresentava versões futuristas de alguns personagens da editora. A terceira tentativa foi bem sucedida: o 'Universo Ultimate', que continua sendo publicado até hoje e apresenta versões alternativas dos personagens que já conhecemos. Se você ouviu falar na 'Morte do Homem-Aranha', saiba que foi o Peter Parker do Universo Ultimate que morreu, sendo substituido por Miles Morales, um Homem-Aranha afro-descendente. Quanto ao Peter Parker do Universo Marvel tradicional, está vivo e bem!

Tá, até aí, tudo bem! Mas, digamos que super-heróis em colantes coloridos não seja a sua praia. Digamos que você queira ler algo mais sério, mais consistente, enfim, mais adulto. Então, nesse caso, a melhor recomendação são os quadrinhos do selo Vertigo. Como comentei no post anterior, a Vertigo foi uma marca que a DC Comics criou para abrigar os quadrinhos com conteúdo adulto que publicava (pretendo publicar um post falando de toda a trajetória da Vertigo, mas isso é para mais adiante). Pode-se dizer que, hoje, os quadrinhos Vertigo fazem mais sucesso que os próprios quadrinhos do Universo DC tradicional. Existem muitas boas opções para começar a acompanhar os títulos da Vertigo. Das séries atualmente sendo publicadas no Brasil as melhores opções são: Fábulas, Y - O Último Homem, Preacher e Sandman. A partir de novembro, começarão a ser publicadas no Brasil mais duas séries Vertigo: O Inescrito e Sweet Tooth - Depois do Apocalipse. Ambas são excelentes séries, muito premiadas nos EUA e um excelente ponto de partida para quem quer começar a ler bons quadrinhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário